terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ambulantes sobre trilhos

Ambulantes são pessoas que, literalmente, passam o dia sobre trilhos.
Para não dizer que nunca comprei nada, certa vez comprei o CD de um repentista. Ao vivo, ele era fantástico. Fez o vagão inteiro rir com seu raciocínio rápido e bom humor. Em estúdio, dava até dó. Ruim demais. Uma pena.
Quem entra no trem com objetivo de vender, precisa ser rápido. Rápido para vender, rápido para fugir dos seguranças, já que a venda de qualquer produto no trem é proibida. Tá bom.
Geralmente são os mesmos ambulantes que circulam pelas mesmas estações, nos mesmos horários. Mas ninguém sabe de nada...
Outro dia, entra o casal de ambulantes no vagão. O rapaz pede a atenção do povo e anuncia seu produto, quase sempre um chocolate do qual eu nunca ouvi falar - e, detalhe, eu sou chocólatra e já comi muita porcaria por aí. "É lançamento, só R$ 2,00 cada um". Ele é ignorado.
De repente, começa o teatro. Joga a mochila com a mercadoria debaixo de um banco e diz: "Vamo lá, pessoal, é pra acabar. É dois por dois real", grita. "Prefiro vender baratinho pra vocês do que perder tudo pro rapa". Segundo o rapaz, ele já havia sido pego duas vezes naquele dia...
A tática é velha, mas funciona. Com "dois a dois real", as pessoas começam a se interessar porque acreditam que estão fazendo um bom negócio. Eu não saberia dizer nem que sim, nem que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário